A transformação do RH através da nuvem

Esta série de artigos analisa a forma como a computação em nuvem está à frente da transformação do RH. Dando às suas equipes um papel fundamental no crescimento dos negócios, ajudando o RH a contribuir com o resultado financeiro da empresa, analisando como o desenvolvimento de novas habilidades e a adoção de novas soluções podem ajudar a lidar com a gestão de talentos e analisa também como um setor de RH estrategicamente focado e baseado em dados pode ajudar a oferecer vantagens competitivas para os eu negócio.

Uma receita para o crescimento dos negócios

O primeiro desta série de artigos analisa a forma como a computação em nuvem está à frente da transformação do RH, dando às equipes das principais empresas um papel fundamental no crescimento dos negócios.

Pode o RH sustentar o crescimento orgânico, expansões ou fusões/aquisições?

À medida que a economia global recupera o crescimento, as empresas estão à procura de novos mercados - ou uma maior fatia dos já existentes. Algumas adotam uma abordagem orgânica com relação ao crescimento, abrindo escritórios em novas localidades ou desenvolvendo novos produtos. Para outras, uma fusão ou aquisição (M&A) faz mais sentido, proporcionando acesso a novos clientes e mercados e, ao mesmo tempo, reduzindo custos. Portanto, não é de surpreender que as fusões estejam crescendo. Conforme recentemente publicado pela Bloomberg, a atividade global de fusões/aquisições no primeiro semestre de 2014 cresceu no ritmo mais acelerado em 14 anos. No entanto, pesquisas mostram que a taxa de fracasso das fusões/aquisições gira em torno de 40% a 80%.

O esforço para integrar funcionários

Um livro recente[1] identifica a falta de planejamento e erros de negociação entre os motivos de tantos fracassos em fusões/aquisições. Mas questões culturais e outros fatores relacionados às pessoas também são culpados. Muitas empresas recém-fundidas lutam para integrar os funcionários e criar uma única força de trabalho e harmonizar as políticas e processos de RH. Algumas não têm sequer dados claramente visíveis sobre o quadro global de funcionários - e muito menos sobre o envolvimento de cada um deles.
As empresas que adotam uma abordagem orgânica em relação ao crescimento, muitas vezes, enfrentam dificuldades semelhantes à medida que aumentam rapidamente o número de funcionários ou se expandem internacionalmente. Em ambos os casos, os problemas de integração adicionam custos que podem, em pouco tempo, anular os ganhos que poderiam ter sido auferidos com a fusão ou o acelerado crescimento orgânico.
O esforço para integrar funcionários

Reestruturando o RH

Reestruturando o RH
O RH tem um papel fundamental a desempenhar na prevenção de desastres após uma fusão e no apoio ao crescimento dos negócios, de forma mais generalizada. Infelizmente, a maioria das equipes de RH simplesmente não está preparada para essa incumbência. Os líderes de RH reconhecem isso. Menos de 8% dos entrevistados pela Deloitte[1]se mostram confiantes de que suas equipes têm as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do ambiente global de hoje.

A transformação do RH contribui para a expansão

As equipes de RH poderão contribuir para a expansão dos negócios somente se passarem por O RH tem um papel fundamental a desempenhar na prevenção de desastres após uma fusão e no apoio ao crescimento dos negócios, de forma mais generalizada. Infelizmente, a maioria das equipes de RH simplesmente não está preparada para essa incumbência. Os líderes de RH reconhecem isso. Menos de 8% dos entrevistados pela Deloitte[1] se mostram confiantes de que suas equipes têm as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do ambiente global de hoje.uma grande transformação. Isso significa reestruturar as operações, colocando as pessoas e os processos certos no lugar certo e usando a tecnologia de RH mais adequada.
 
De acordo com Dirk Russell, diretor de SIRH da Covidien na EMEA, que passou por esse processo, o sucesso na transformação do RH facilita a expansão da empresa em novos mercados. ‘Na sua forma mais simples, basta adicionar os parâmetros do novo país e conectá-lo ao sistema’, diz ele. ‘Há, obviamente, um período introdutório envolvido na criação de outros serviços de RH, mas a abordagem do "basta conectar e usar” foi muito bem testada”.

O RH da sua empresa está causando impacto?

Ao longo dos últimos 20 anos, muitas funções de RH embarcaram em uma jornada de transformação, muitas vezes criando centros de serviços compartilhados, centros de especialização e novas funções de RH com parceiros de negócios. Segundo pesquisas realizadas pela Bersin & Associates[1], as ‘organizações de RH de alto impacto’ – aquelas que obtiveram sucesso em sua transformação – se preocupam não só com a prestação de serviços de baixo custo. Elas também se concentram em atividades que fortaleçam o desempenho dos negócios, como o incentivo à colaboração e a autonomia e o engajamento dos funcionários. Na Best Buy, por exemplo, um aumento de 0,1% no engajamento dos funcionários vale mais de 100 mil dólares de receita operacional anual para a loja[2].
No entanto, os programas de transformação normalmente levam meses ou anos para gerar resultados - e alguns nunca conseguem agregar valor real. Um estudo realizado em 2013 pela consultoria de gestão de RH Orion Partners constatou que, embora 89% dos departamentos de RH tivessem sido reestruturados nos três anos anteriores, apenas 22% tinham sido transformados com sucesso.
Mas há uma maneira de acelerar a transformação do RH – e ela está lá na nuvem.

Soluções em nuvem à frente da revolução do RH

Os projetos de transformação de RH de maior sucesso foram impulsionados por soluções baseadas em nuvem. Aplicadas à administração da força de trabalho, folha de pagamento, gestão de talentos, recrutamento e outros serviços de RH, essas soluções têm rapidamente transformado o RH, que deixa de ser uma função administrativa de back-office e assume uma forma mais estratégica, que agrega valor.
Embora o conceito não seja novo, a conectividade, a velocidade e a capacidade de armazenamento atingiram atualmente níveis que seriam inimagináveis alguns anos atrás. Com isso, a computação em nuvem passa a ter a capacidade de acelerar a transformação do RH. Conforme destacado em um recente artigo da Forbes[1], um dos pontos críticos de muitas fusões é o tempo necessário para transferir registros de um sistema para outro. “No entanto, com os sistemas em nuvem, a transição é muito mais rápida. Nas organizações interligadas, os usuários finais podem fácil e rapidamente acessar os sistemas baseados em nuvem.”
Soluções em nuvem à frente da revolução do RH

Mudando as regras do jogo também para o RH

Esteja em busca de crescimento orgânico ou de aquisições, qualquer empresa precisa integrar os novos funcionários com rapidez e boa relação custo-benefício. Um relatório emitido pela Capgemini Consulting[1] destaca que as empresas também precisam de sistemas de RH que possam apoiar a implantação de iniciativas  entre diferentes departamentos ou regiões geográficas. Mas as equipes de RH não precisam fazer grandes investimentos em novas tecnologias para atingir esses objetivos. Uma abordagem com um custo-benefício muito maior implica unir-se a provedores de soluções em nuvem e ter acesso às modernas tecnologias que eles têm a oferecer. Isso pode contribuir para os processos de RH de forma bastante específica. Por exemplo:
•      As soluções de terceirização e recrutamento baseadas em nuvem reduzem o tempo necessário para preenchimento de informações.
•      Os sistemas de gestão de desempenho em nuvem, baseados em projetos, elevam o grau de engajamento dos funcionários.
•      As soluções de folha de pagamento baseadas em nuvem aumentam a precisão da folha de pagamento.
•      A padronização dos serviços administrativos de RH oferecidos em nuvem facilita a mobilidade internacional – e, assim, contribui para a expansão em novos mercados.

O diretor de RH no comando

No entanto, o que realmente muda o jogo é a capacidade que a nuvem oferece às equipes de RH de escolher como, quando e onde usar essas várias soluções. Como Charles Hamilton Ferguson, vice-presidente responsável pela solução em nuvem na  ADP, , escreveu em um artigo recente, os serviços em nuvem mediante solicitação, oferecidos em qualquer dispositivo, podem proporcionar às empresas “um novo nível de eficiência e valor. Assim, pode-se usufruir todo o potencial da gestão de capital humano e preparar a empresa para crescer nos mercados que ela atende atualmente e no futuro.”
Além de contribuir para a expansão de mercado, as soluções em nuvem podem melhorar o desempenho financeiro da empresa e otimizar as práticas de gestão de talentos. Como fazer isso é o assunto dos próximos dois artigos desta série. 
 
[1] A Comprehensive Guide to Mergers & Acquisitions: Managing the Critical Success Factors Across Every Stage of the M&A Process de Yaakov Weber, Christina Oberg, Shlom Tarba, 2014, FT Press
[2] Human Capital Trends survey, Deloitte, 2014
[3] Human Capital Trends survey, Deloitte, 2014
[4] Bersin & Associates’ 2011 High-Impact HR Organisation ®
[5] Competing on Talent Analytics HRB 2010
[6]http://www.forbes.com/sites/joemckendrick/2013/07/21/5-benefits-of-cloud-computing-you-arent-likely-to-see-in-a-sales-brochure/
[7] Using Digital Tools to Unlock HR’s True Potential, Capgemini Consulting, 2013 

Go Deeper

Fale Conosco

Telefone: 3003.2323
google-site-verification: googleb628d52f93e209c2.htm