eSocial
Novo Procedimento
para o INSS (DCTFWeb)

Novo Procedimento para o INSS - DCTFweb

 

Em setembro, uma nova fase de implantação inicia-se para as empresas do 1º Grupo do eSocial (aquelas com faturamento superior a R$78M). A apuração e emissão da guia de contribuição previdenciária (INSS) dessas empresas para as competências (períodos de apuração) a partir de 1º de agosto de 2018 passarão a ocorrer através do novo sistema do governo, a DCTFWeb.

A DCTFWeb está disponível através da internet no portal eCaC da Receita Federal do Brasil ( http://idg.receita.fazenda.gov.br, opção “Serviços para o cidadão e para a empresa” - “Portal e-CAC”. Uma vez efetuado o login com o certificado digital, deve-se clicar em “Declarações e Demonstrativos” e, na sequência, em “Acessar o sistema DCTFWEB”).

A DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) deve ser entregue até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores. A primeira entrega deverá ocorrer até o dia 14 de setembro, considerando que o dia 15 de setembro não é dia útil. A guia de recolhimento (uma DARF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais) deverá ser gerada através da DCTFWeb e paga até o dia 20 de setembro.

Ajustes em competências anteriores a agosto/2018 serão executadas através dos processos atuais.    

 

Webinar DCTFWeb

 

DCTFWeb: O que é e Compensações

 

DCTFWeb: INSS e DARF Avulsa